Medicina Esportiva

O que é a Medicina Esportiva?

A Medicina Esportiva é a especialidade médica que estuda como o exercício físico influencia na saúde das pessoas. Todo esse conhecimento é utilizado para proporcionar ao atleta e ao esportista, alcançar melhores resultados, recuperação mais rápida e diminuir incidências de lesões provocadas pelo exercício. A atividade física desempenha um papel fundamental na prevenção e na reabilitação de diversas doenças. A aplicação da fisiologia do exercício na vida das pessoas, proporciona uma melhor saúde global e tem papel fundamental na qualidade de vida.

O médico do esporte é o profissional que está apto a realizar uma avaliação médica completa, indicar qual melhor forma de se exercitar e orientar pacientes com patologias específicas (obesidade, diabetes, hipertensão) quais atividades praticar e determinar a intensidade do exercício.

Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, é indicado uma avaliação da composição corporal, do metabolismo e da capacidade de esforço cardiopulmonar.

Dr. Thiago Sá Marocco

Graduado em medicina pela Universidade Federal do Pará - UFPA, formado em 2006, cursou o programa de Residência em Clínica Médica no HSPM - Hospital do Servidor Público Municipal no período de 2009 a 2011. Fez Residência Médica em Endocrinologia no Hospital do Servidor Público Estadual - IAMSPE de 2011 a 2013. Título de Especialista em Endocrinologia pela SBEM. Pós graduado em Medicina do Esporte pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.