Nutrologia

O que trata a Nutrologia?

A Nutrologia é a especialidade que estuda as funções dos nutrientes no crescimento, no desenvolvimento físico e mental, na prevenção de doenças crônicas, para garantir a saúde, a qualidade de vida, diagnosticar e tratar distúrbios nutricionais presentes em algumas patologias.

As doenças nutricionais mais comuns são as deficiências, tendo como exemplos mais conhecidos a deficiência de ferro (anemia), de vitamina C (escorbuto), e a de tiamina, que pode desencadear a doença de beribéri.

Os distúrbios alimentares também são muito prevalentes e representam grande morbidade em toda a população, dentre eles destaca-se o transtorno de compulsão alimentar observado em muitos quadros de obesidade e a anorexia, quadro grave que deve ser identificado e tratado rapidamente.

O médico Nutrólogo tem como função investigar durante anamnese possíveis erros alimentares, antecedente pessoal de doença crônica, histórico familiar, fazer avaliação física incluindo a análise de composição corporal, investigar laboratorialmente os prováveis distúrbios de nutrientes, e por final preparar individualmente um plano alimentar específico para as necessidades e preferências de cada paciente, considerando o seu objetivo pessoal, e quando necessário a prescrição de suplementos e medicamentos apropriados.

Dra. Fabiana Paoli

Graduada em medicina, formada em 2005, cursou o programa de Residência em Clínica Médica no Hospital do Servidor Público Municipal no período de 2008 a 2010. Fez sua especialização em Endocrinologia no Hospital Ipiranga de 2010 a 2012. No mesmo ano, obteve o Título de Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Pós graduada em Nutrologia pela ABRAN - Associação Brasileira de Nutrologia em 2014.