Cálculo Período Fértil

Saber calcular o período fértil pode ser útil para a mulher aumentar suas chances de engravidar, ou mesmo para evitar uma gravidez indesejada. As mulheres que querem engravidar, escolhem a melhor data para as relações sexuais, aumentando as chances de fecundação, e as que não desejam uma gestação sabem quais dias devem ser evitados.

Período fértil é o intervalo de dias em que a mulher pode ovular. Devemos lembrar que após a ovulação, o óvulo permanece viável para ser fecundado por aproximadamente 24 horas, e que os espermatozoides sobrevivem dentro do aparelho reprodutor feminino por alguns dias, portanto, o período fértil deve ser considerado por 3 dias antes da ovulação e dois dias depois.

 

Como calcular o período fértil?

O período fértil só pode ser calculado em mulheres com o ciclo menstrual regular, em média 14 dias antes da sua próxima menstruação será deu dia de ovulação.

Após descobrir o dia da ovulação, conta-se 3 dias antes e 2 depois, ou seja: em mulheres com ciclos de 28 dias o período fértil se dá entre o 11º e o 16º dia, já que a ovulação provavelmente ocorreu no 14 dia.

Alguns sinais podem ser percebidos pela mulher no dia da ovulação:

  • Dor do lado direito ou esquerdo da pelve (dor do meio);
  • Secreção vaginal tipo clara de ovo;
  • Aumento do desejo sexual.

Dra. Fernanda Rosa Delli Paoli

Graduada em medicina, formada em 2006, cursou o programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington no período de 2007 a 2009. Fez Pós-graduação em Oncologia Pélvica pelo Hospital Pérola Byington, em 2010. Realizou especialização em Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI) pela Faculdade de Medicina do ABC e pela Faculdade de medicina da USP. Completou sua especialização com Pós-graduação em Sexualidade Humana pela Faculdade de medicina da USP. Em 2012 obteve o Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO e, em 2013, conquistou Título em PTGI e Sexualidade pela mesma sociedade.