Parto Cesariana

Cesariana é a denominação que se dá a cirurgia realizada para o nascimento do bebe. Raras são as indicações absolutas para parto por cesariana, porem hoje no brasil a imensa maioria das crianças nascem por parto cesário por desejo materno.

As indicações absolutas de cesariana são:

  • Duas cesarianas anteriores;
  • Cicatrizes uterinas previas (Ex. cirurgia de miomatose);
  • Apresentações anômalas (feto transverso ou pélvico);
  • Placenta previa;
  • Sofrimento fetal;
  • Gestações múltiplas;
  • Algumas malformações fetais.
 

Como é a cirurgia de cesariana?

A paciente é anestesiada na grande maioria das vezes com a raquianestesia.

Após assepsia e colocação dos campos cirúrgicos, inicia se a incisão (pele, tecido subcutâneo, aponeurose, tecido muscular e peritônio).

Chega-se então na cavidade pélvica com a visualização do útero.

Um corte transverso é realizado no útero para poder extrair o bebe (diversas manobras são realizadas a depender da posição fetal).

Após o nascimento do bebe é a hora da placenta ser retirada, e de iniciar o fechamento que é realizado em sentido inverso (útero, musculatura, aponeurose, subcutâneo e por último a pele).

A cesariana é uma cirurgia segura, com baixos índices de complicações. Entre as mais frequentes estão dores e infeção da cirurgia.

Hoje em dia, as dores são facilmente controláveis com analgésicos disponíveis, o que acaba facilitando a recuperação materna pós parto, e por conseguinte aumentando a tranquilidade da mãe na hora de optar pelo parto cesariana.

 

Quais são as vantagens da cesariana?

A maior vantagem deste parto é a tranquilidade de saber o momento exato do nascimento. Evitando correria e diminuindo a ansiedade materna.

 

Quais as desvantagens da cesariana?

  • Em uma cesariana agendada não é o feto que escolhe a hora de nascer, o que pode ocasionar algum desconforto para a criança após o nascimento.
  • Dores são raras porem podem ocorrer.
  • Infeção de feriada operatória, apesar de baixo índice também é uma complicação do procedimento.
  • Não podemos esquecer que a cesariana agendada não pode ser realizada antes das 39 semanas, para diminuir o risco de desconforto neonatal ao nascimento.

Dra. Fernanda Rosa Delli Paoli

Graduada em medicina, formada em 2006, cursou o programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington no período de 2007 a 2009. Fez Pós-graduação em Oncologia Pélvica pelo Hospital Pérola Byington, em 2010. Realizou especialização em Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI) pela Faculdade de Medicina do ABC e pela Faculdade de medicina da USP. Completou sua especialização com Pós-graduação em Sexualidade Humana pela Faculdade de medicina da USP. Em 2012 obteve o Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO e, em 2013, conquistou Título em PTGI e Sexualidade pela mesma sociedade.