Pré Natal

O pré-natal são consultas rotineiras com o ginecologista, as quais a mulher que deseja ser mãe deve iniciar mesmo antes da confirmação da gestação. A consulta pré concepcional serve para orientar a paciente os cuidados pré gestacionais, as vitaminas necessárias, cálculo do período fértil e para realizar os exames que garantem o bem-estar materno fetal.

Após a confirmação da gestação as consultas tornam-se periódicas com particularidades para cada fase da gravidez e individualizadas para cada paciente.

Durante os primeiros meses as consultas tendem a ser mensais, após as 32 semanas quinzenais e semanais durante o termo da gestação (37 a 41 semanas). Porém em situações específicas pode ser necessário estreitar as visitas.

Durante as consultas é realizado exame físico com pesagem da paciente, aferição da pressão arterial, medição da altura uterina e ausculta dos batimentos cardíacos do feto.

São exames realizados durante as consultas: exames laboratoriais como as sorologias, dosagem das vitaminas e investigação de diabetes, rastreamento de doenças da tireoide, tipagem sanguínea e rastreamento de infecção de urina. O Papanicolau também é obrigatório durante o pré-natal, assim como coleta de secreção vaginal nas 36 semanas da gestação.

Exames ultrassonográficos são realizados de acordo com a idade gestacional, sendo necessário dois exames morfológicos, ecocardiografia fetal e obstétricos simples ou com doppler. Também pode ser solicitado ultrassom transvaginal para medida de colo de útero, um rastreamento para trabalho de parto prematuro.

Outros exames podem ser necessários de acordo com a evolução e individualização de cada gestação e a cartilha de vacinação deve estar atualizada.

O pré-natal é o momento para a gestante tirar todas as suas dúvidas com seu médico, porém é de grande importância que a paciente tenha algum contato do profissional para dúvidas adicionais.

Dra. Fernanda Rosa Delli Paoli

Graduada em medicina, formada em 2006, cursou o programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington no período de 2007 a 2009. Fez Pós-graduação em Oncologia Pélvica pelo Hospital Pérola Byington, em 2010. Realizou especialização em Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI) pela Faculdade de Medicina do ABC e pela Faculdade de medicina da USP. Completou sua especialização com Pós-graduação em Sexualidade Humana pela Faculdade de medicina da USP. Em 2012 obteve o Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO e, em 2013, conquistou Título em PTGI e Sexualidade pela mesma sociedade.