
Cesariana é a denominação que se dá a cirurgia realizada para o nascimento do bebe. Raras são as indicações absolutas para parto por cesariana, porem hoje no brasil a imensa maioria das crianças nascem por parto cesário por desejo materno.
As indicações absolutas de cesariana são:
- Duas cesarianas anteriores;
- Cicatrizes uterinas previas (Ex. cirurgia de miomatose);
- Apresentações anômalas (feto transverso ou pélvico);
- Placenta previa;
- Sofrimento fetal;
- Gestações múltiplas;
- Algumas malformações fetais.
Como é a cirurgia de cesariana?
A paciente é anestesiada na grande maioria das vezes com a raquianestesia.
Após assepsia e colocação dos campos cirúrgicos, inicia se a incisão (pele, tecido subcutâneo, aponeurose, tecido muscular e peritônio).
Chega-se então na cavidade pélvica com a visualização do útero.
Um corte transverso é realizado no útero para poder extrair o bebe (diversas manobras são realizadas a depender da posição fetal).
Após o nascimento do bebe é a hora da placenta ser retirada, e de iniciar o fechamento que é realizado em sentido inverso (útero, musculatura, aponeurose, subcutâneo e por último a pele).
A cesariana é uma cirurgia segura, com baixos índices de complicações. Entre as mais frequentes estão dores e infeção da cirurgia.
Hoje em dia, as dores são facilmente controláveis com analgésicos disponíveis, o que acaba facilitando a recuperação materna pós parto, e por conseguinte aumentando a tranquilidade da mãe na hora de optar pelo parto cesariana.
Quais são as vantagens da cesariana?
A maior vantagem deste parto é a tranquilidade de saber o momento exato do nascimento. Evitando correria e diminuindo a ansiedade materna.
Quais as desvantagens da cesariana?
- Em uma cesariana agendada não é o feto que escolhe a hora de nascer, o que pode ocasionar algum desconforto para a criança após o nascimento.
- Dores são raras porem podem ocorrer.
- Infeção de feriada operatória, apesar de baixo índice também é uma complicação do procedimento.
- Não podemos esquecer que a cesariana agendada não pode ser realizada antes das 39 semanas, para diminuir o risco de desconforto neonatal ao nascimento.

Dra. Fernanda Rosa Delli Paoli
Graduada em medicina, formada em 2006, cursou o programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington no período de 2007 a 2009. Fez Pós-graduação em Oncologia Pélvica pelo Hospital Pérola Byington, em 2010. Realizou especialização em Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI) pela Faculdade de Medicina do ABC e pela Faculdade de medicina da USP. Completou sua especialização com Pós-graduação em Sexualidade Humana pela Faculdade de medicina da USP. Em 2012 obteve o Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO e, em 2013, conquistou Título em PTGI e Sexualidade pela mesma sociedade.