
O pré-natal de alto risco é o acompanhamento de gestantes com patologias que podem trazer riscos para a mãe ou para o feto. Diversas são as situações onde está indicado maior vigilância materno fetal, devendo o acompanhamento ser realizado por um profissional apto e capacitado para lidar com as diversas situações.
O pré-natal de alto risco é individualizado e geralmente com consultas mais frequentes. Veja alguns exemplos de patologias maternas que devem ser acompanhadas pelo obstetra de alto risco:
- Síndromes hipertensivas;
- Diabetes;
- Doença de tireoide;
- Lúpus;
- Obesidade;
- Baixo peso;
- Doenças pulmonares;
- Trombofilias;
- Anemias;
- Doenças infectocontagiosas;
- Tabagismo, alcoolismo e uso de drogas;
- Depressão;
- Miopatia uterina.
Entre as doenças fetais estão:
- Alterações do líquido amniótico;
- Malformações fetais;
- Gemelaridade;
- Alterações do crescimento fetal (restrição ou macrossomia);
- Hematomas ou ameaças de aborto;
- Incompatibilidades sanguíneas.
O bom acompanhamento da gestante de risco diminue as chances de complicações e quando inevitáveis o diagnóstico precoce garante maior sucesso gestacional.

Dra. Fernanda Rosa Delli Paoli
Graduada em medicina, formada em 2006, cursou o programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington no período de 2007 a 2009. Fez Pós-graduação em Oncologia Pélvica pelo Hospital Pérola Byington, em 2010. Realizou especialização em Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI) pela Faculdade de Medicina do ABC e pela Faculdade de medicina da USP. Completou sua especialização com Pós-graduação em Sexualidade Humana pela Faculdade de medicina da USP. Em 2012 obteve o Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO e, em 2013, conquistou Título em PTGI e Sexualidade pela mesma sociedade.