Anticoncepcional

Anticoncepcional é qualquer método adotado para evitar a gravidez indesejada. Existem inúmeras opções para escolher a que melhor se adapta a você. Podemos optar pelo uso de pílulas orais ou, medicação através de pílulas vaginais, implantes intradérmicos de longa duração, adesivos transdérmicos, injeções mensais/trimestrais, anéis vaginais e ou mesmo os dispositivos intra-uterino (cobre/Mirena®) todos com excelente eficácia.

Existem opções para pacientes com doenças como trombose, câncer de mama, trombofilias, diabetes, hipertensão, varizes, entre outras, basta que com a ajuda de um profissional se escolha a mais indicada e segura para cada caso.

Benefícios adicionais dos anticoncepcionais são diminuição das cólicas, melhora da TPM, controle do fluxo menstrual, regularidade do ciclo, tratamento de ovário policísticos e cistos ovarianos, melhora da acne, tratamento de endometriose e mioma, entre outros.

Algumas opções nos permitem suspender a menstruação sem riscos adicionais para a paciente, trazendo comodidade para a mulher moderna.

Mitos da anticoncepção

Anticoncepcional engorda?

Algumas formulações antigas traziam aumento de peso, porem hoje em dia temos opções que não trazem ganho ponderal para a paciente.

Anticoncepcional incha?

Já existem pílulas anticoncepcionais com efeito diurético associado, diminuindo o risco de retenção de líquidos.

O uso prolongado anticoncepcional causa infertilidade?

Não. O efeito é imediatamente reversível.

Anticoncepcional causa trombose?

Em mulheres com predisposição e ou tabagistas o estrogênio contido em algumas pílulas pode elevar discretamente o risco de trombose, porem existem opções a base apenas de progesterona que são seguras até para paciente com diagnostico de trombofilias.

Anticoncepcional causa queda na vontade sexual?

A maioria dos anticoncepcionais sim. Porem existem pílulas com hormônios que aumentam a testosterona, diminuindo assim este efeito colateral. Também outras opções com o DIU, que não interfere no desejo sexual.

Agende uma consulta para discutir qual a melhor opção para você!

Dra. Fernanda Rosa Delli Paoli

Graduada em medicina, formada em 2006, cursou o programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington no período de 2007 a 2009. Fez Pós-graduação em Oncologia Pélvica pelo Hospital Pérola Byington, em 2010. Realizou especialização em Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI) pela Faculdade de Medicina do ABC e pela Faculdade de medicina da USP. Completou sua especialização com Pós-graduação em Sexualidade Humana pela Faculdade de medicina da USP. Em 2012 obteve o Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO e, em 2013, conquistou Título em PTGI e Sexualidade pela mesma sociedade.