HPV

O HPV (Papiloma Vírus Humano) é um vírus de transmissão preferencial sexual, que se aloja na pele e nas mucosas do ser humano. Mais frequentemente encontrado na vagina, colo do útero e pênis, também pode acometer boca, anus, cordas vocais entre outros.

Considerada uma DST (Doença Sexualmente Transmissível), tem sua principal causa de infeção o não uso de preservativos nas relações sexuais.

A infeção pelo vírus não necessariamente levará ao aparecimento das lesões causadas por ele. Muitos são portadores assintomáticos (portam o vírus, porém não apresentam lesões), podendo permanecer assim por toda a vida ou quando associado a baixa de imunidade (estresse, gestação, doenças crônicas), podem vir a apresentar as lesões. O quadro clinico pode acontecer anos após a infeção, dependendo da imunidade de cada indivíduo.

As manifestações do vírus HPV são inúmeras, podendo variar de verrugas genitais (crista de galo), à lesões pré-cancerosas. Estas últimas são silenciosas porém, perigosas, são as principais causas de câncer de colo de útero, podendo ser diagnosticadas apenas através do papanicolaou e da colposcopia.

Não existe cura conhecida para o HPV, apenas o controle e tratamento das lesões causadas por ele. Porém, o organismo do portador pode clarear (destruir) o vírus.

Através de medidas para o aumento da imunidade do portador como melhora do sono e da alimentação, parar com uso de álcool e cigarros, realizar a atividade física, alimentação saudável e o uso de vitaminas, aumentado a chance de o organismo se defender da infeção.

Quando as lesões aparecerem, elas devem ser tratadas!

Cada lesão tem seu tratamento especifico, variando de cauterizações a pequenas cirurgias.

 

Como prevenir o contagio do HPV?

O uso da camisinha em todas as relações sexuais é a principal ferramenta de prevenção contra o HPV.

Existem duas vacina disponíveis para HPV, o ideal é que sejam utilizadas antes do primeiro contagio com o vírus.

Exames ginecológicos de rotina são capazes de prevenir e de promover o tratamento precoce das lesões.

Dra. Fernanda Rosa Delli Paoli

Graduada em medicina, formada em 2006, cursou o programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington no período de 2007 a 2009. Fez Pós-graduação em Oncologia Pélvica pelo Hospital Pérola Byington, em 2010. Realizou especialização em Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI) pela Faculdade de Medicina do ABC e pela Faculdade de medicina da USP. Completou sua especialização com Pós-graduação em Sexualidade Humana pela Faculdade de medicina da USP. Em 2012 obteve o Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO e, em 2013, conquistou Título em PTGI e Sexualidade pela mesma sociedade.