Colposcopia/Vulvoscopia

Colposcopia é um exame que visa analisar a vagina e o colo do útero, através de um microscópio adaptado (colposcópio), em busca de lesões pré-cancerosas, possibilitando o tratamento precoce e evitando a surpresa de um câncer futuro.

Geralmente indicada em pacientes com suspeita de lesões causadas pelo vírus HPV no papanicolaou, é um procedimento rápido, com duração média de 20 minutos, podendo ser feito no próprio consultório médico.

Durante o procedimento são utilizados corantes específicos, a base de ácido e iodo, para avaliar as estruturas dos órgãos genitais. Caso o médico julgue necessário pode ser realizado uma biópsia (indolor), para que o tecido seja melhor estudado.

 

Como se preparar para uma colposcopia?

São necessários três dias de abstinência sexual, a mulher também não pode ter utilizado lubrificantes ou cremes vagianis, e não deve estar menstruada.

Dra. Fernanda Rosa Delli Paoli

Graduada em medicina, formada em 2006, cursou o programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington no período de 2007 a 2009. Fez Pós-graduação em Oncologia Pélvica pelo Hospital Pérola Byington, em 2010. Realizou especialização em Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI) pela Faculdade de Medicina do ABC e pela Faculdade de medicina da USP. Completou sua especialização com Pós-graduação em Sexualidade Humana pela Faculdade de medicina da USP. Em 2012 obteve o Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO e, em 2013, conquistou Título em PTGI e Sexualidade pela mesma sociedade.